terça-feira, 28 de julho de 2015

Bom Despacho: registros das ações do projeto 'Sapere Aude' na cidade.

O Projeto Sapere Aude (Ano 1) esteve presente em Bom Despacho, MG, de 11 a 18 de julho de 2015. Foram dias de oficinas de aprofundamento, espetáculos, exposições fotográficas, aprendizados, cortejos e vivências da arte da palhaçaria.

O projeto Sapere Aude, apresentado pelo Governo de Minas Gerais e pela ArcelorMittal BioFlorestas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, iniciou as ações em maio e irá até setembro.

Durante este período o Sapere Aude já passou por Martinho Campos, Dores do Indaiá; agora em Bom Despacho. Em agosto estará em Quartel Geral e em Setembro estará em Abaeté.

No manhã do dia 11 de julho, sábado, aconteceu a apresentação do espetáculo "Titetê in ConSerto", dirigido e apresentado por Cícero Silva, do Ateliê do Titetê (BH).



Circo e Teatro, Graça, Poesia e Musicalidade se fundem para brindar o encontro com o público.


O especial público marcou presença na apresentação de Titetê: com risos, aplausos.



Titetê em ConSerto fez parte da agenda do projeto Sapere Aude em Bom Despacho:
Concepção, Cenografia e Atuação: Cícero Silva
Músicas e Direção Musical: Fred Selva
Sonoplastia: Lúcia Helena Vieira
Figurinos: Ateliê Riso In Formação e Isabela Solo
Adereços: Cícero Silva, Wagner Souki, Maria Helena Lapa Dani
Duração: 60 minutos – Classificação Etária: Livre



Titetê estreou o seu "automóvel" em Bom Despacho.
Cores e risos fazem parte da marca deste veículo especial...





O palhaço Titetê (Cícero Silva) reuniu na apresentação em Bom Despacho números autorais e trilha sonora original, composta exclusivamente para a montagem.



Mescla números de habilidade e de interação com a plateia que participa de maneira ativa durante toda a apresentação. A montagem propõe uma relação prazerosa e divertida com a plateia e também com o Planeta Terra. Trata a necessidade de cuidar com carinho e delicadeza das relações interpessoais e do Planeta Terra de maneira surpreendente. 





Leandro Macedo (Produtor Local - Bom Despacho), Mara Barroso (produtora cultural e executiva), Ana Lúcia Lopes (empreendedora do projeto Sapere Aude e coordenadora geral). 


Colegas do Construindo Alegria, equipe do Projeto Sapere Aude, Ateliê Titetê
e apoio da Prefeitura de Bom Despacho.  

Nas manhãs dos dias 11 e 12 de julho, a Exposição Fotográfica "Artesania Nômade" (do Teatro Terceira Margem) também esteve presente na Praça da Matriz e coloriu com os registros.

Dia 11:




Dia 12:




Lúcia Helena e Cícero Silva apreciaram os registros da exposição.


Da esquerda para a direita: Ana Lúcia Lopes (empreendedora Sapere Aude), Flávia Fernanda (produtora cultural), Leandro Macedo (produtor cultural), Mara Barroso (produtora cultural), Cristiano Pena, Lila e Júnia (Teatro Terceira Margem) e Deth da Gráfica (produtor cultural). 

 Já na parte da tarde, aconteceu a reunião e o encontro dos produtores e articuladores culturais do centro-oeste mineiro. Richard Riguetti e Lilian Moraes, do Grupo Off-Sina, também participaram da roda de conversa e compartilharam suas experiências e direcionamentos para criar uma associação.


Estiveram neste encontro: Cristiano Pena e Júnia Bessa (Teatro Terceira Margem), Richard Riguetti e Lilian Moraes (Off-Sina - RJ), Leandro Macedo (Construindo Alegria - Bom Despacho), Hudson Resende (Cia. do Riso - Abaeté), Flávia Fernanda (QG da Alegria - Quartel Geral), Deth (Sorriso Feliz - Martinho Campos), Mara Barroso (Sapere Arte - Dores do Indaiá) e Ana Lúcia Lopes (Sapere Aude e Colherada Mineira). 

Compartilharam os momentos de Bom Despacho, a organização para as ações de agosto em Quartel Geral e os diálogos para a criação da Associação Bela Cena.


De 13 a 17 de julho, aconteceram as oficinas do projeto Sapere Aude. Cícero Silva, do Ateliê Titetê foi o responsável por desenvolver as oficinas de aprofundamento em Bom Despacho. 
Oficina ministrada: Palhaço de hospital, etc. e tal
Abordagem

As oficinas deram suporte  aos participantes do grupo de estudos de teatro de Bom Despacho, o "Construindo Alegria", para suas visitas a hospitais, creches, orfanatos e outros espaços, a partir da composição de cenas em trios e duplas. Cícero Silva usou a música e o canto como potencializadores do encontro e como elemento de conexão entre o grupo.



"Durante a oficina 'Palhaço de Hospital, Etc. e Tal' foi possível ver a riqueza das técnicas abordadas por Cícero Silva e todo o talento do seu trabalho", afirmou Ana Lúcia Lopes, empreendedora e coordenadora do Projeto Sapere Aude.

"Durante os ensinamentos foi possível deixar chegar toda a expressividade e todo o equilíbrio com os colegas e com o ambiente", acrescentou Ana Lúcia Lopes.

"Apesar de toda experiência que Cícero Silva possui com o teatro - desde 1978 - ele afirmou que também estava pronto para aprender com o Construindo Alegria e que isto iria acontecer durante as trocas das oficinas", contou Ana. 


"Mas, não, igual": essas palavras bloqueiam a mente humana, ensinou Cícero.

Todas as ações das oficinas foram passadas e com lembrança de sempre analisar de que forma as atividades podem também serem desenvolvidas em ambientes diferentes, como hospitais.







Cícero Silva, em momento da oficina de aprofundamento.



De acordo com Leandro Macedo, produtor cultural e coordenador do Construindo Alegria (CA), o grupo de estudos de teatro de Bom Despacho "se formou muito na vontade, na energia de executar um trabalho voluntário àqueles que estão na Santa Casa de Bom Despacho. Mesmo tendo trazido a influência dos Doutores da Alegria desde o princípio, o Palhaço parecia mais um meio de levar o Amor do que o produto final de uma arte." 

Leandro conta ainda que com o tempo e com o contato com os colegas da Rede Artesania começaram a perceber que Palhaço é coisa séria e que o nariz vermelho merece grande respeito. 

De acordo com Leandro, "Cícero trabalhou alguns anos como Palhaço de Hospital em BH, pelo Doutores da Alegria, o contato com ele rico e profundo. Sinto que o crescimento dos artistas do CA foi exponencial". Acrescentou que as oficinas "Palhaço de Hospital, Etc. e Tal", com Cícero Silva, realizadas através do Projeto Sapere Aude, guiaram os participantes "não apenas pelo aprendizado de conteúdo artístico (como cenas, canções e uso de objetos), mas também com conversas sobre a ética do palhaço de hospital e os cuidados com a saúde do público e do artista".

Na manhã de13 de julho, Leandro Macedo, Mara Barroso e Tânia Maria Teixeira Nakamura foram até Divinópolis, MG, nos estúdios da TV Globo Integração para dar uma entrevista sobre os projetos da arte da palhaçaria em Bom Despacho - Projeto Sapere Aude e Projeto Artesania Nômade (do Teatro Terceira Margem).





Mara Barroso (produtora cultural) e Tânia Maria Teixeira Nakamura (Secretária de Cultura
de Bom Despacho) acompanham a entrevista de Leandro Macedo.


Já no sábado, 18 de julho, na Comunidade São Vicente, aconteceu o Encontralhaço (encontro de palhaços) e  um cortejo cênico pelas ruas do bairro, com a presença da Fanfalhaça, Cia. Salto, Circo Aloma, Construindo Alegria e convidados.





Cortejo pelas ruas da Comunidade São Vicente.


 "A cidade de Bom Despacho, setor público, empresários e população contribuíram muito para a realização dos eventos, acolhendo com todo o tipo de apoio possível. O suporte que recebi dos colegas da Rede foi imprescindível. Com tudo isso, o maior ensinamento de todos é: não se faz nada sozinho, muito pelo contrário, juntos podemos mais, vamos mais longe e além disso, é muito mais divertido uma conquista que se tem em grupo do que louros que se recebe sozinho", disse Leandro Macedo.

"Ver todo o empenho dos grupos de estudos das cinco cidades envolvidas no Sapere Aude, dos produtores locais, o apoio de longa data do Teatro Terceira Margem, do profissionalismo do Cícero Silva nas oficinas e no espetáculo, do Grupo Off-Sina nos orientando, incentivando e até doando o chapéu, faz-nos entender, cada vez mais, o quando a dedicação e as colheitas da arte fazem valer a a caminhada e continuidade", concluiu Ana Lúcia Lopes.

Agradecimentos:

Realização: Associação Bela Cena
Patrocínio: ArcelorMittal BioFlorestas – Programa BioFlorestas em Cena
Incentivo: Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais
Parcerias: Fundação AcerlorMittal e Prefeitura de Bom Despacho e das Secretarias de Cultura de Bom Despacho
Apoio, incentivo e Parceria: Teatro Terceira Margem (Cristiano Pena e Júnia Bessa)
Empreendedora e Coordenação Geral: Ana Lúcia Lopes
Produtores Culturais Locais: Leandro Macedo e Ariela Chagas
Produtoras Executivas: Mara Barroso e Giselle Ude
Grupos de Estudos: Sapere Arte, Agere´s, Cia. do Riso, QG da Alegria, Sorriso Feliz, Godofredo & Cia. e Construindo Alegria
Oficinas: Cícero Silva (Ateliê Titetê)
Espetáculo: Titetê in ConSerto (Ateliê Titetê)
Cortejos: Fanfalhaça, Cia. Salto, Circo Aloma e Convidados
Fotos: Ana Lúcia Lopes, Breno Araújo, Deth da Gráfica, Mara Barroso, Paulo César (BD), Tânia Nakamura, Hudson Resende e Sueli Santos.


Arte do Cartaz: Deth da Gráfica (Grupo Sorriso Feliz - Martinho Campos)
Som: Nilson
Texto: Ana Lúcia Lopes
Agradecimento à imprensa local e da região pela cobertura.
Apoiadores Locais: Prefeitura Municipal de Bom Despacho, Rádio Ativa FM, Hotel JB, Escola Martinho Fidélis e Comunidade São Vicente, 

Ao gentil público de Bom Despacho!!!

Um comentário: